Uso De Plantas Medicinais Como Alternativas Para O Tratamento De Patologias No Município De Milagres- Ce


Uso De Plantas Medicinais Como Alternativas Para O Tratamento De Patologias No Município De Milagres- Ce


Soares, C.L.R 1,2; Silva, M.R.P3; Neto, P. P. M2; Lucena, C. C. O4; Pereira, P. S.5; Silva, T. G. 6

1Estudante Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba- UFPB; 2Estudante de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE 3Estudante de Graduação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE; 4Estudante de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE; 5Estudante de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE; 6Docente/ Pesquisadora do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.


Scientific Research and Reviews

Introdução: A falta de assistência médica, farmacêutica e a crise econômica, as populações têm buscado o uso de plantas medicinais, desenvolvendo um conhecimento empírico acerca do uso da natureza. A medicina popular Brasileira reflete o conhecimento transmitido entre as gerações que difundiram os seus conhecimentos sobre a flora medicinal, tornando as plantas medicinais instrumentos na assistência farmacêutica. O Ceará é rico em espécies medicinais endêmicas da região, utilizadas tradicionalmente pela população, mas pouco exploradas pela farmacologia. Objetivo: Avaliar as plantas utilizadas na medicina popular e as diversas formas de aplicação pelas comunidades do município de Milagres no Ceará. Metodologia: A pesquisa se realizou no município de Milagres- CE, entre novembro e dezembro de 2015, através de questionário aplicado em diversos pontos da cidade e zona rural para consumidores e raizeiros. Resultados: As plantas mais utilizadas nessa comunidade são: Capim santo, erva-doce, erva-cidreira, hortelã-verde e eucalipto. Relatos dos entrevistados demonstraram que o tratamento com plantas medicinais resultaram no melhoramento de até 100% da patologia apresentada antes do tratamento. Conclusão: A população faz uso das espécies listadas tratamento de patologias de maneira indiscriminada. É necessário um estudo e sobre o uso das plantas medicinais nessa região e a transmissão de conhecimento para a população.


Palavras-chave:  Ceará; Etnobotânica; Plantas medicinais

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Silva, C. C; Nascimento, B. A. B. F ; Araújo, T. C. N. R. S; Neto, J.P. S; Nascimento, G. B. A Importância Da Anamnese Espiritual No Cuidado Ao Paciente Em Cuidados Paliativos.Scientific Research and Reviews, 2018, 1:5. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2806