As Problemáticas Do Lúpus Eritematoso Sistêmico No Desenvolvimento De Crianças


As Problemáticas Do Lúpus Eritematoso Sistêmico No Desenvolvimento De Crianças


Farias Filho, L.E.G.F¹; Guerra, B.S²; Ferreira, B.G.R.S³; Alves, Y.C4; Santana, M.F.B5; Barbosa Júnior, W.L6

1,2,3,4,5Estudante do Curso de Enfermagem – UFPE; 6Professor do departamento de Histologia e Embriologia, Mestre em Ciências – UFPE.


Scientific Research and Reviews

Introdução: Apesar de sua pequena incidência no contexto pediátrico, o lúpus eritematoso sistêmico atinge este grupo de forma agressiva físico-mental entre seus casos, atenuado ao fato de ser uma patologia inflamatória na qual as células do corpo atacam o sistema linfático, essa falha imunológica é capaz de generalizar-se além da pele, pela estrutura interna do paciente, afetando seus órgãos essenciais. Objetivo: Evidenciar as problemáticas sofridas por crianças durante seu desenvolvimento causado pelo LES Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa na biblioteca virtual da PubMed e SCIELO, utilizando os descritores “Lúpus Eritematoso Sistêmico”, “Epidemiologia”, “Crianças”. Foram encontrados 4 artigos publicados no período de 2015 a 2017, com texto completo e nos idiomas português e inglês. Após a leitura dos artigos, 3 estudos auxiliaram na produção do resumo. Resultados e Discussões: Com base em tais fatos, pesquisas realizadas mostram que 8 a cada 25 pacientes pediátricos, ou seja, 32% evidenciam uma falha em seu crescimento. As pesquisas concluem, além das doenças, as diferentes taxas de mortalidade entre classes sociais distintas. Uma pesquisa realizada com 51 pacientes pediátricos mostra que 88,6% de pacientes de classe média alta sobrevivem, enquanto a taxa dos pacientes de classe média baixa é de 85,3% concluindo, desta forma, as dificuldades no desenvolvimento infantil no âmbito físico-social. Conclusão: Dessa forma, podemos interpretar o LES no contorno infantil como uma adversidade maior para as crianças. Estas, sofrendo danos irreparáveis em seu desenvolvimento além de expressar os sintomas comuns da doença.


Palavras-chave: Desenvolvimento; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Pacientes; Pediátrico

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Farias Filho, L.E.G.F; Guerra, B.S; Ferreira, B.G.R.S; Alves, Y.C; Santana, M.F.B5; Barbosa Júnior, W.L. As Problemáticas Do Lúpus Eritematoso Sistêmico No Desenvolvimento De Crianças.Scientific Research and Reviews, 2018, 2:20. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2820