Sistematização Da Assistência De Enfermagem Ao Hipertenso Na Atenção Básica


Sistematização Da Assistência De Enfermagem Ao Hipertenso Na Atenção Básica


Santos, A.N1; Santana, S.M.S2; Monteiro, R.E.G3; Leite, K.S.G.S4

1Pós-Graduando em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia – Grupo Cefapp; 2Bacharelado em Enfermagem – FIR. 3Mestrando em Políticas Públicas em Saúde – ALPHA. 4Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem – UPE/UEPB.


Scientific Research and Reviews

Introdução A hipertensão arterial (HA) caracteriza-se pelo aumento e manutenção dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. No Brasil, 36 milhões de indivíduos adultos são acometidos pela doença e mais de 60% da população idosa. O cuidado de enfermagem deve ser centrado na assistência, educação e gerenciamento, permitindo adesão ao tratamento e melhor qualidade de vida dos pacientes. Objetivos Sintetizar a produção a cerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao individuo portador de hipertensão arterial na Atenção Básica. Material e Métodos: Levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Virtual em Saúde com artigos indexados na BDENF, LILACS e MEDLINE. Descritores utilizados na busca: “atenção primária à saúde”, “enfermagem” e “hipertensão arterial sistêmica”. Selecionou-se 04 artigos após utilização dos critérios de inclusão. Resultados e Discussão A taxonomia utilizada nos artigos foram NANDA e CIPE. Em relação aos objetivos traçados, um artigo analisou a acurácia do diagnóstico “estilo de vida sedentário”; três identificaram Diagnósticos de Enfermagem. Dois artigos fundamentam-se na Teoria de adaptação de Roy e outro na Teoria de Orem. Nos textos percebesse a preocupação de conhecer o perfil dos portadores de HA a fim de prestar uma boa assistência de enfermagem por meio da consulta de enfermagem, diagnósticos e intervenções. O uso de Teorias para se basear a SAE, demostra o interesse em fundamentar-se o cuidado por meio de uma visão científica e a utilização de taxonomias que padronizem os diagnósticos, fortalece a enfermagem como ciência. A implementação de cuidados de enfermagem é indispensável, pois favorecem a adesão ao tratamento, objetivando a diminuição da pressão arterial e das complicações associadas. Conclusão A produção científica relacionada à SAE ao portador de HÁ ainda é escassa. Porém os artigos selecionados cumprem com seus objetivos e faz refletir a necessidade do cuidado prestado a estes indivíduos.


Palavras-chave: Atenção primária à saúde; Enfermagem; Hipertensão arterial sistêmica

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Santos, A.N; Santana, S.M.S; Monteiro, R.E.G; Leite, K.S.G.S. Sistematização Da Assistência De Enfermagem Ao Hipertenso Na Atenção Básica.Scientific Research and Reviews, 2018, 3:21. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2821