Hospital Do Ursinho Ação Educativa Por Uma Equipe Multiprofissional Em Uma Escola Municipal Do Recife


Hospital Do Ursinho: Ação Educativa Por Uma Equipe Multiprofissional Em Uma Escola Municipal Do Recife


Cavalcanti, H.G.O¹, Silva, B.C.V², Mendez, L.G.C³, Santos, J.H.C4

¹,²,³Acadêmica do Curso de Enfermagem–FENSG/UPE; 4Acadêmico do Curso de Medicina–FCM/UPE


Scientific Research and Reviews

A internação traz um sofrimento psíquico para a criança evidenciado pelo impacto na troca da rotina diária pela do hospital, desse modo, criar o vínculo entre o profissional e a criança é de grande importância, pois, assim pode-se minimizar o choque causado pela hospitalização da mesma. Para que esse vínculo seja estabelecido é extremamente relevante à utilização de objetos lúdicos, pois dessa forma fazem com que as crianças se sintam mais confortáveis em indagar o que está incomodando-as e facilitar no procedimento médico, sendo uma assistência mais humanizada e aconchegante. Tal descontração no ambiente hospitalar pode interferir de forma positiva na recuperação de saúde das crianças, fazendo com que sua estadia no hospital se torne menos dolorosa no âmbito psicológico.
Dessa forma, em 2003 foi criado o projeto Teddy Bear Hospital (TBH) na Espanha pela IFMSA (International Federation of Medical Studensts’ Associations) tendo como intuito, através da ursoterapia, a redução do medo e ansiedade em casos de internação hospitalar de crianças, ressignificação da imagem do médico, aprimoração do ensinamento médico humanizado. Para atingir esses princípios, faz-se necessária a aplicação de atividades no desenvolvimento sensório-motor e intelectual da criança, como também no processo de socialização, expansão e aperfeiçoamento da criatividade e autoconsciência, pois usa-se através do lúdico para informar a criança, fazendo-a brincar e aprender simultaneamente.
O uso do Urso como acompanhante da criança é um dos instrumentos usados para propiciar às crianças um ambiente médico-hospitalar mais agradável, além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de interação com o universo infantil, pois o brinquedo tende a deter da criança um sentimento de afetividade e através disso a criança muitas vezes passa a expressar sua singularidade através das perguntas que são direcionadas ao Urso, o que ajuda na expressão dos pensamentos e sentimentos da mesma sobre uma determinada situação.


Palavras-chave: Hospital Do Ursinho: Ação Educativa Por Uma Equipe Multiprofissional Em Uma Escola Municipal Do Recife

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Cavalcanti, H.G.O, Silva, B.C.V, Mendez, L.G.C, Santos, J.H.C. Hospital Do Ursinho: Ação Educativa Por Uma Equipe Multiprofissional Em Uma Escola Municipal Do Recife.Scientific Research and Reviews, 2018, 3:24. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2824