Atuação Da Enfermagem Na Assistência Ao Paciente Com Câncer De Vesícula: Um Relato De Caso


Atuação Da Enfermagem Na Assistência Ao Paciente Com Câncer De Vesícula: Um Relato De Caso


Nascimento, G.B¹; Silva, C.C²; Nascimento, B.A.B.F³

1,2Enfermeiras Residentes em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos pela ASCES – UNITA. ³Enfermeira Residente em Cuidados Paliativos em IMIP – PE.


Scientific Research and Reviews

Introdução: O carcinoma de vesícula biliar é o tumor mais comum das vias biliares. Em estágio inicial pode ser curado por colecistectomia simples, entretanto, geralmente é detectado em fases avançadas, o que contribui para uma alta taxa de mortalidade Este carcinoma é geralmente encontrado em pacientes idosos e com várias comorbidades clínicas. Entre os fatores de risco estão: presença de colelitíase, a vesícula de porcelana, obesidade e IMC elevado. Objetivo: Compreender a sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com neoplasia de vesícula a partir de um relato de caso. Material e Métodos: Trata-se de um relato de caso desenvolvido em um Hospital público em PE no mês de julho de 2017. Paciente do sexo masculino, 57 anos, portador de neoplasia de vesícula, que deu entrada em Emergência com queixa de dor abdominal 2 dias após a realização da CPRE. Durante procedimento cirúrgico de laparotomia exploratória+colecistectomia+drenagem cavitária, constatou-se colecistite aguda e suspeita de massa tumoral em vesícula biliar. Através do histopatológico conclui-se: adenocarcinoma pouco diferenciado de vesícula. Resultados e Discussão: Diante do caso foram levantados os diagnósticos de enfermagem de acordo com a taxonomia NANDA, com destaque para déficit para autocuidado, Risco de infecção, volume de líquidos excessivo e constipação e náuseas. As metas a serem alcançadas foram proporcionar conforto e melhor qualidade de vida ao paciente. Os resultados foram diminuição do edema, melhora do quadro de náusea e de constipação e autocuidado preservado. Conclusão: Entende-se que o conhecimento clínico específico da neoplasia de vesícula e alterações decorrentes do procedimento cirúrgico são fundamentais para a identificação dos diagnósticos de enfermagem tendo em vista que estes somente podem ser estabelecidos a partir de características definidoras (sinais e sintomas) e fatores relacionados. A sistematização da assistência de enfermagem tem um papel significativo para a programação das intervenções de cuidado.


Palavras-chave: Adenocarcinoma; Cuidados de enfermagem; Neoplasias da vesícula biliar.

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Nascimento, G.B; Silva, C.C; Nascimento, B.A.B.F. Atuação Da Enfermagem Na Assistência Ao Paciente Com Câncer De Vesícula: Um Relato De Caso.Scientific Research and Reviews, 2018, 3:30. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2830