Assistência De Enfermagem Ao Paciente Chagásico: Processo Do Cuidado


Assistência De Enfermagem Ao Paciente Chagásico: Processo Do Cuidado


Araújo, F.A.V¹, Siebra, L.A.G², Amorim Neto, P.D³

1,2Acadêmicos de Enfermagem do Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA. Recife – PE. Brasil.3Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE. Especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pelo IBPEX. Recife – PE Brasil.


Scientific Research and Reviews

Introdução: A doença de chagas é causada por um protozoário flagelado conhecido como Trypanosoma Cruzi, é adquirida quando o inseto contaminado pica o indivíduo e após consumir sangue elimina fezes infectadas que ao contato com a solução de continuidade o protozoário entra em contato com a corrente sanguínea. A enfermagem tem função essencial na educação em saúde dos indivíduos infectados, haja vista, por intermédio de informações em saúde os infectados podem obter uma boa qualidade de vida. Objetivo: Compreender a assistência de enfermagem aos pacientes portadores de doença de chagas. Material e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica. Resultados e Discussão: A Doença de chagas é uma patologia bastante incapacitante, afeta na grande maioria, moradores em situação de vulnerabilidade social e trabalhadores rurais em busca de melhores condições de vida. A importância do profissional de enfermagem nas orientações de saúde é fundamental, esse profissional pode transmitir informações sobre riscos e qualidade de vida, após o período de incubação a doença apresenta-se em duas fases: Aguda e Crônica, na fase aguda a doença passa imperceptível podendo ser confundida com outras doenças, quando o paciente não apresenta sinas e sintomas o mesmo pode descobrir que esta com a doença já na fase crônica, onde é acometido o órgão cardíaco ou digestivo. O enfermeiro deve orientar sobre a doença, tirando as dúvidas do paciente e familiares, informar sobre sinais e sintomas, passar confiança, pois assim o mesmo poderá compartilhar sua ansiedade e medo referente a doença. Conclusão: Em sua fase crônica a doença não possui cura, porém se descoberta na fase aguda inicial pode ser tratada. É necessário que o enfermeiro faça palestras, para que haja uma prevenção adequada e desenvolver programas de educação sanitária com a participação da comunidade.


Palavras-chave: Assistência de Enfermagem. Doença de Chagas. Saúde Pública.

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Araújo, F.A.V, Siebra, L.A.G, Amorim Neto. Assistência De Enfermagem Ao Paciente Chagásico: Processo Do Cuidado.Scientific Research and Reviews, 2018, 3:31. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2831