Assistência De Enfermagem Ao Paciente Portador De Linfoma Hodgkin


Assistência De Enfermagem Ao Paciente Portador De Linfoma Hodgkin


Araújo, F.A.V¹, Siebra, L.A.G², Amorim Neto, P.D³
1,2Acadêmicos de Enfermagem do Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA. Recife – PE. Brasil. 3Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPE. Especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pelo IBPEX. Recife – PE Brasil.


Scientific Research and Reviews

Introdução: O Linfoma ou doença de Hodgkin é uma neoplasia dos linfonodos e órgãos linfoides. Na doença de Hodgkin são reconhecidas duas formas, a clássica, e a nodular com predomínio linfocítico. As Manifestações clinicas podem ser subclassificadas em A ou B onde há ausência ou presença de sintomas. Objetivo: Descrever a assistência de enfermagem direcionado ao paciente com linfoma de Hodgkin. Material e Métodos: Estudo descritivo, do tipo estudo de caso, realizado em março de 2017. Resultados e Discursões: Conforme dados do histórico de enfermagem, obteve-se: T.M.S, 30 anos, masculino, com HD de Linfoma de Hodgkin, relata tosse, dor torácica, dispneia, febre, fadiga, cansaço, sudorese noturna, dor no corpo, perda de peso e prurido intenso. Realizado exames para esclarecimento diagnóstico. Diagnósticos de enfermagem: Presença de edema por obstrução dos linfonodos, Risco para infecção relacionado a imunodepressão, Nutrição desequilibrada e dor relacionada a dano tissular. A enfermagem deve aconselhar o paciente para a redução de possíveis fatores que aumentem o risco de um segundo câncer, além disso deve fornecer informações e instruções necessárias para o autocuidado do paciente relevantes ao tratamento da doença, como algumas restrições alimentares assim prevenindo infecções. O controle da dor também deve ser considerado, integrando práticas não-farmacológicas. É também importante explicar ao paciente que o linfoma tem um alto índice de cura. Conclusão: O linfoma de Hodgkin, é uma neoplasia maligna que no qual corresponde a 11% de todos os linfomas, com células malignas onde caracteriza o critério de diagnóstico essencial, ajudando no processo de planejamento do tratamento. A assistência de enfermagem tem em vista promover o bem-estar, maior qualidade de vida e conforto para o paciente, participando na identificação dos efeitos biopsicossociais do câncer a partir da narrativa de doentes, auxiliando no tratamento e integração dos familiares, traçados no plano de cuidados.


Palavras-chave: Assistência de Enfermagem, Estudo de Caso, Linfoma de Hodgkin

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Araújo, F.A.V, Siebra, L.A.G, Amorim Neto, Assistência De Enfermagem Ao Paciente Portador De Linfoma Hodgkin.Scientific Research and Reviews, 2018, 4:32. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2832