E Da Qualidade Dos Serviços


E Da Qualidade Dos Serviços


Madruga, M.L.L.H1; Melo, G.A2; Vasconcelos, A.M3; Silva, A.M.R4; Carvalho, S.M.C.R5; Lemos, M.T.M6
1Estudante de Fisioterapia – UFPB; 2,3,4Mestranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento – UFPB, 5,6Docente do Departamento de Fisioterapia – UFPB.


Scientific Research and Reviews

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ AB) é um componente da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que prima pela melhoria na assistência na Atenção Básica (AB). Este programa está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade1. A primeira é chamada de Adesão e Contratualização, a segunda de Desenvolvimento, a terceira de Avaliação Externa e a quarta, que representa o começo de um novo ciclo, denomina-se Recontratualização. Dar-se-á ênfase à terceira fase, a qual se configura como objeto de análise do corrente estudo.
A terceira fase do Programa é o momento de realização da Avaliação Externa que se baseia no levantamento de informações para análise das condições de acesso e de qualidade das EAB e para reconhecimento e valorização dos “esforços e resultados” dessas EAB e dos gestores municipais na qualificação da AB2. Nesse cenário, um dos itens analisados se refere à estrutura e condições de funcionamento da UBS. A avaliação, nesse sentido, se propõe a medir o desempenho em padrões de qualidade3, propondo-se à busca de condições melhores de saúde.
O PMAQ AB é uma das principais e mais atuais proposta que visam um olhar mais aprimorado e melhorado à assistência no cenário da AB. Configura-se como uma temática atual e pouco explorada, enfatizando, ainda mais, importância de aprofundamento desta temática, a fim de possibilitar uma visão aprimorada dos resultados do processo inicial deste Programa. Assim, esta pesquisa propôs-se a analisar as condições de estrutura das unidades de saúde do município de João Pessoa – PB, por meio dos dados obtidos na Avaliação Externa do PMAQ.


Palavras-chave: Assistência de Enfermagem, Estudo de Caso, Linfoma de Hodgkin

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Madruga, M.L.L.H; Melo, G.A; Vasconcelos, A.M; Silva, A.M.R; Carvalho, S.M.C.R; Lemos, M.T.M. E Da Qualidade Dos Serviços .Scientific Research and Reviews, 2018, 4:35. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2835