Promoção De Práticas Alimentares Saudáveis Através De Uma Educação Alimentar: Um Enfoque Nos Alimentos Funcionais


Promoção De Práticas Alimentares Saudáveis Através De Uma Educação Alimentar: Um Enfoque Nos Alimentos Funcionais


Lopes, J.P.S1, André, DW.D.S2; Cordeiro, J.F.S3; Oliveira, K.P4; Pedrosa, M.L.F5; Couto, J.A6

1,2,4,5Estudante do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – UFRPE; 3Estudante do Curso de Bacharelado em Gastronomia – UFRPE, 6Docente/pesquisador do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE.


Scientific Research and Reviews

A urbanização, a industrialização e a globalização exerceram uma grande influência sobre o estilo de vida, a dieta e, consequentemente, o estado nutricional dos latino-americanos. Ao mesmo tempo em que ocorreu uma diminuição da subnutrição nas regiões metropolitanas, houve uma alteração no estilo de vida, com a adoção de dietas inadequadas e redução da atividade física. Como resultado, doenças decorrentes tanto da deficiência, quanto do excesso de nutrientes, tornaram-se importantes problemas de saúde pública1. Este quadro, chamado de “transição nutricional”2, sobrecarrega o sistema de saúde com uma demanda crescente de atendimento a doenças crônicas relacionadas à má alimentação. No Brasil, verificou-se, ainda, um aumento no número de óbitos decorrentes de doenças crônico-degenerativas3.
Embora remonte às origens da civilização, a relação entre alimentação e saúde nunca foi tão estreita quanto nos dias de hoje. Uma recomendação de “alimentação ideal” deve conter doses balanceadas de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas, minerais e água. Dietas ricas em gordura, principalmente gordura saturada e colesterol, sal e açúcar e pobres em carboidratos complexos, vitaminas e minerais, aliadas a um estilo de vida mais sedentário, são responsáveis pelo aumento das doenças ligadas à dieta, tais como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, osteoporose e câncer1. Em contrapartida as doenças ligadas à dieta, os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas4’ 5.
Tendo em visto este cenário atualmente, existe um acentuado interesse mundial para melhorar a qualidade da nutrição e reduzir os gastos com saúde por meio da prevenção de doenças crônicas, da melhoria da qualidade e da expectativa de vida ativa.


Palavras-chave: Assistência de Enfermagem, Estudo de Caso, Linfoma de Hodgkin

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Lopes, J.P.S, André, DW.D.S; Cordeiro, J.F.S; Oliveira, K.P; Pedrosa, M.L.F; Couto, J.A. Promoção De Práticas Alimentares Saudáveis Através De Uma Educação Alimentar: Um Enfoque Nos Alimentos Funcionais.Scientific Research and Reviews, 2018, 4:36. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2836