Tratamento E Reabilitação De Pacientes Com Anquilose Da Articulação Temporomandibular


Tratamento E Reabilitação De Pacientes Com Anquilose Da Articulação Temporomandibular


Monteiro, I.F1; Lins, F.A.S2; Araújo, N.G3; Santos, K.M.J.S4; Arruda, H.S5

1,2,3,4Estudante do Curso de Odontologia – UFPE; 5Pesquisador no Departamento de Histologia e Embriologia na UFPE.


Scientific Research and Reviews

A articulação temporomandibular (ATM) tem sua origem embriológica logo após o desenvolvimento e separação da mandíbula e cavidade timpânica (na 4ª semana) e o seu desenvolvimento funcional se dá durante a erupção da dentição decídua e permanente. Essa é uma articulação composta, constituída por: côndilo mandibular, o disco articular e o osso temporal, o qual inclui a fossa glenóide e a eminência articular. Em repouso, a superfície convexa do côndilo está assentada na concavidade da fossa glenóide e o disco articular separa a estrutura mandibular do osso temporal. As margens mediais e laterais do disco articular se fundem com a cápsula articular enquanto que a margem anterior também se funde com o músculo pterigóideo lateral. Posteriormente o disco se encontra aderido ao tecido retrodiscal, composto por tecido conjuntivo altamente vascularizado e inervado.
A anquilose temporomandibular é causada pela agregação óssea, fibrosa e cartilaginosa da articulação temporomandibular, comprometendo a abertura da boca, mastigação e fala do paciente¹. A anquilose pode ser intracapsular ou verdadeira, quando ocorre uma fusão óssea de uma articulação móvel e extracapsular ou falsa, quando ocorre uma rigidez das partes que rodeiam a articulação². O tratamento da anquilose de ATM é inicialmente cirúrgico e deve ser interdisciplinar, integrando profissionais cirurgiões craniofaciais, fonoaudiólogos, ortodontistas e psicólogo, no qual todas as áreas se complementam.
O trabalho de reabilitação é de suma importância e algumas técnicas específicas ainda estão sendo discutidas para avaliar qual seria mais benéfica ao paciente³. Dentre elas, estão a reabilitação fisioterapêutica e a fonoaudiológica miofuncional orofacial. O objetivo deste trabalho é demonstrar os métodos de tratamento e de reabilitação para pacientes com anquilose da articulação temporomandibular.


Palavras-chave: Tratamento E Reabilitação De Pacientes Com Anquilose Da Articulação Temporomandibular

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Monteiro, I.F; Lins, F.A.S; Araújo, N.G; Santos, K.M.J.S; Arruda, H.S. Tratamento E Reabilitação De Pacientes Com Anquilose Da Articulação Temporomandibular.Scientific Research and Reviews, 2018, 4:37. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2837