Presença De Obesidade, Hipertensão Arterial E Diabetes Na População De Governador Valadares – Minas Gerais


Presença De Obesidade, Hipertensão Arterial E Diabetes Na População De Governador Valadares – Minas Gerais


Queiroz, A.C.C¹; Santos, D.A²; Souza, S.S.S³; Kelmann, R.G4; Silva, C.L.A5; Forjaz, C.L.M6
1Docente do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV). 2Estudante do Curso de Educação Física da UFJF-GV; 3Estudante do Curso de Medicina da UFJF-GV; 4Docente do Curso de Farmácia da UFJF-GV; 5Docente do Curso de Nutrição da UFJF-GV; 6Docente da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP).


Scientific Research and Reviews

Introdução: Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, que analisou dados de 194 países, o número de indivíduos com obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, aumentou drasticamente principalmente em países de média e baixa renda. Nas últimas décadas, observam-se diversas transformações no padrão de morbimortalidade, em decorrência dos processos de mudanças no estilo de vida da sociedade moderna. Objetivo: investigar a presença de obesidade, hipertensão arterial e diabetes em indivíduos de adultos e idosos de Governador Valadares – MG, através da realização de Feiras de Saúde. Metodologia: Foram incluídos no estudo 325 indivíduos participantes de Feiras de Saúde realizadas na cidade de Governador Valadares. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aprovado pelo comitê de ética. Além disso, os indivíduos foram submetidos às medidas de peso, altura, circunferência de cintura, glicemia e pressão arterial de repouso. Foi realizada uma análise descritiva e os dados estão apresentados em percentuais. Resultados e Discussão: Em relação ao nível de prática de atividade física (pelo menos 5 vezes na semana, 30 minutos por dia), 48% se mostraram sedentários e 52% ativos. A presença de hipertensão arterial foi constatada em 55,1% e a de diabetes em 19,7% da amostra. Classificando os indivíduos pelo índice de massa corporal, observou-se que nos adultos 2,2% estão abaixo do peso, 23,1% dentro da faixa de normalidade, 43,9% com sobrepeso e 30,8% apresentou obesidade. No grupo de idosos, 6,4% estavam abaixo do peso, 36,8% na faixa de normalidade e 56,8% com sobrepeso. No sexo feminino, 57,1% apresentaram medida de circunferência de cintura acima de 88 cm. Já no sexo masculino, cerca de 25,6% com circunferência de cintura acima de 102 cm. Conclusão: Foi possível observar a alta presença de doenças crônicas na população de Governador Valadares. O conhecimento do perfil antropométrico, cardiometábolico e do nível de atividade física da comunidade permite a elaboração de condutas que favoreçam o desenvolvimento de saúde pública, principalmente no que tange a prevenção de doenças crônicas.


Palavras-chave: Doenças cardiometabólicas; Envelhecimento; Eventos comunitários.

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Queiroz, A.C.C; Santos, D.A; Souza, S.S.S; Kelmann, R.G; Silva, C.L.A; Forjaz, C.L.M.Presença De Obesidade, Hipertensão Arterial E Diabetes Na População De Governador Valadares – Minas Gerais.Scientific Research and Reviews, 2018, 4:40. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2840