Portfólio Como Recurso Para Acompanhamento De Estágio Curricular Obrigatório Em Psicologia: Relato De Experiência


Portfólio Como Recurso Para Acompanhamento De Estágio Curricular Obrigatório Em Psicologia: Relato De Experiência


Osório, M.O1, Albuquerque, E.N2, Accioly, C.C3, Pedrosa, A.P.A4, Melo, M.C.B5, Portella, R.B.C6
1,2,3,4,5,6Psicólogas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, tutoras do curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS


Scientific Research and Reviews

O ensino superior de cursos de graduação em saúde tem sido foco de pesquisas, sobretudo, quando se pensa sobre o processo de aprendizagem, o papel do estudante neste processo e a sua avaliação. A educação tradicional ainda domina esta formação, na qual o estudante é um mero receptáculo de informações, no qual o docente expõe, domina e conduz o conhecimento e o estudante tem sua aprendizagem avaliada pelo que reproduz1.
As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atenda às demandas do discente, que o motive, bem como, enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser)2. A competência para Perrenoud é construída a partir do desenvolvimento de capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas que interagem entre si e propiciam a prática profissional3. A partir deste modelo de currículo, procura-se formar profissionais cidadãos com preocupações ecompromissos sociais, éticos, políticos e técnicos2.
O currículo quando é integrado, o ensino superior parte do geral para o específico, em níveis crescentes de complexidade, articulando com a realidade social e profissional. Organiza-se em espiral e as competências são construídas gradativamente em complexidade, de forma que, revisita-se o que já se sabe e preserva-se as articulações construídas com os conhecimentos prévios do estudante3.
Esta perspectiva de currículo baseia-se no construtivismo que tem como representantes relevantes Jean Piaget, David Ausubel, Henri Wallon, Lev Vygotsky, Paulo Freire, propondo uma leitura da aprendizagem como um processo de construção do conhecimento ativo por parte do estudante, que assume uma posição transformadora da realidade, crítica e reflexiva, como acontece nas metodologias ativas4. Diante dessa realidade, repensar as práticas docentes com objetivo de promover melhorias nesse processo consiste em rotina por parte das instituições, inclusive no que se refere as formas de avaliar o conhecimento dos estudantes. Nesse contexto, a utilização de portfólios como instrumento de avaliação passou a ser adotada em vários cursos em saúde, até mesmo a graduação em Psicologia5.


Palavras-chave: Portfólio Como Recurso Para Acompanhamento De Estágio Curricular Obrigatório Em Psicologia: Relato De Experiência

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Osório, M.O, Albuquerque, E.N, Accioly, C.C, Pedrosa, A.P.A, Melo, M.C.B, Portella, R.B.C. Portfólio Como Recurso Para Acompanhamento De Estágio Curricular Obrigatório Em Psicologia: Relato De Experiência.Scientific Research and Reviews, 2018, 5:42. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2842.