Efeitos Citotóxicos, Genotóxicos E Mutagênicos Do Xilol Utilizando O Teste Allium Cepa


Efeitos Citotóxicos, Genotóxicos E Mutagênicos Do Xilol Utilizando O Teste Allium Cepa


Lucena, R.L.M1; Costa, P.S.A2; Silva, J.C3; Messias, I.M.O4; Beltrão, G.T.A5; Messias, J.B6
1Estudante do Curso de Medicina –UPE Campus Santo Amaro-FCM;2Biomédica – FACIPE; 3Biólogia – UPE Campus Santo Amaro-ICB; 4Docente – UPE Campus Petrolina; 5,6Docente UPE Campus Santo Amaro-ICB


Scientific Research and Reviews

O xilol é um líquido incolor, praticamente insolúvel em água e miscível em etanol, éter e outros solventes orgânicos¹, é muito utilizado na prática citológica, histológica e anátomo patológica, seja com fins de diagnóstico, pesquisa ou ensino. A aspiração do líquido para o interior dos pulmões pode resultar em pneumonia química, que pode ser fatal². Intoxicações agudas por xileno podem acarretar em alterações renais transitórias com elevação da quantidade de uréia no sangue e diminuição da creatina urinária³.
Foram observados resultados negativos em ensaios de mutagenicidade com Salmonella, com linfoma de camundongo L5179Y e em ensaios de danos cromossômicos com células da medula óssea expostas a dosagens de xileno⁴. No entanto, o xileno frequentemente ocorre associado a outros compostos aromáticos, sendo essa mistura, possivelmente, mais genotóxica do que quando ele aparece isolado⁵. Em ratos, a exposição ao xileno resultou em efeitos embriotóxicos e teratogênicos, afetando o cérebro, o fígado, os pulmões e o coração dos organismos (NLM, 1988). Segundo Dean (1985)⁶, o xileno pode ser considerado como não mutagênico, pois testes realizados com bactéria, cultura de células de mamíferos e com animais in vivo, apresentaram resultados negativos para a mutagenicidade. Estudos de toxicidade com Daphnia magna mostram que o etilbenzeno e o m-xileno são os mais tóxicos dentre os derivados do petróleo como o benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno (BTEX), quando se avalia suas concentrações em massa/volume, enquanto que o benzeno é potencialmente mais tóxico, por ter a mais baixa CL50 dentre os compostos do BTEX⁶. De acordo com a Organização Mundial da Saúde⁷, tanto o tolueno como o xileno não apresentaram efeitos genotóxicos nem carcinogênicos para humanos e animais de laboratórios.
Vegetais superiores constituem um importante material para teste das alterações genéticas provocadas por poluentes ambientais e são, atualmente, reconhecidos como excelentes indicadores de efeitos citotóxicos, genotoxicos e mutagênicos de ambientes com presença de substancias química⁷. Segundo Grant (1994)⁷, os vegetais superiores, quando utilizados como organismos-teste, são excelentes indicadores de efeitos tóxicos, pois respondem com uma alta sensibilidade e produzem poucos resultados falsos positivos.


Palavras-chave: Portfólio Como Recurso Para Acompanhamento De Estágio Curricular Obrigatório Em Psicologia: Relato De Experiência

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Lucena, R.L.M; Costa, P.S.A; Silva, J.C; Messias, I.M.O; Beltrão, G.T.A; Messias, J.B. Efeitos Citotóxicos, Genotóxicos E Mutagênicos Do Xilol Utilizando O Teste Allium Cepa.Scientific Research and Reviews, 2018, 5:44. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2844.