Alterations In The Stomatognathic System Unknown In Patients With Amiotrophic Lateral Sclerosis


Alterations In The Stomatognathic System Unknown In Patients With Amiotrophic Lateral Sclerosis


Andrade, M.A.F.¹; Veras, A.R.A.L2; Macena, C.L.S1; Souza Neta, H.H1; Pereira, M.E.M3; Franco e Santos, S.N.S1.
1Discentes de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa- Unipê 2Fonoaudióloga, Mestre, Docente do Curso de Fonoaudiologia na Faculdade São Miguel – PE 3Fonoaudióloga, Mestre, Docente do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa- Unipê


Scientific Research and Reviews

Introdução: A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença caracterizada por uma degeneração progressiva dos neurônios motores superiores (NMS) e inferiores (NMI) que controlam os movimentos voluntários dos músculos. A fraqueza muscular é uma marca inicial na ELA, ocorrendo em aproximadamente 60% dos pacientes. O tratamento é multidisciplinar, e tem por objetivo prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade vida dos pacientes. Objetivo: Apresentar as alterações no sistema estomatognático encontrados em pacientes com esclerose lateral amiotrófica. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, onde as publicações possuíam os descritores, “esclerose lateral amiotrófica’’, “reabilitação’’, “transtornos da deglutição” e “fonoaudiologia’’ combinados entre si. Foram utilizados bancos de dados da SCIELO, LILACS, EBSCOhost, PubMed. Os artigos selecionados foram da língua portuguesa e inglesa, nos anos de 2010 à 2017. Resultados e Discussão: Foram encontrados 7 artigos conforme os critérios de inclusão. De acordo com os artigos selecionados, foram encontradas alterações em todas funções do sistema estomatognático, sendo que, a disfagia foi a função mais alterada e citada nos artigos. A sialorréia, fraqueza e/ou espasticidade da musculatura da face, língua, faringe e redução do fechamento glótico causam disfagia orofaríngea, provocando dor e aspiração dos resíduos alimentares durante e pós-deglutição. A mastigação pode estar prejudicada devido a fraqueza e/ou espasticidade da musculatura lingual e da mandíbula, que interferem na formação do bolo alimentar. As alterações encontradas na fala e/ou fonação são caracterizada pela disartria que tem como característica lentidão, fraqueza, imprecisão/incoordenação articulatória e alteração nas bases motoras. Os indivíduos apresentam fraqueza nos músculos respiratórios, incoordenação pneumofonoarticulatória, redução na velocidade respiração e asfixia causada pela obstrução das vias aéreas inferiores. Conclusão: Em virtude dos comprometimentos funcionais devido as alterações em todo sistema estomatognático há necessidade da intervenção multiprofissional para melhorar a qualidade vida dos pacientes e o fonoaudiólogo tem um papel importante na reabilitação das funções estomatognáticas especificamente.


Palavras-chave: Esclerose lateral amiotrófica; Fonoaudiologia; Reabilitação; Transtornos da deglutição.

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Andrade, M.A.F.; Veras, A.R.A.L; Macena, C.L.S; Souza Neta, H.H; Pereira, M.E.M; Franco e Santos, S.N.S.Alterations In The Stomatognathic System Unknown In Patients With Amiotrophic Lateral Sclerosis.Scientific Research and Reviews, 2018, 5:45. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2845.