PURIFICAÇÃO PARCIAL DE INIBIDOR DE TRIPSINA DE SEMENTES DE Aesculus hippocastanum (CASTANHA DA ÍNDIA)


PURIFICAÇÃO PARCIAL DE INIBIDOR DE TRIPSINA DE SEMENTES DE Aesculus hippocastanum (CASTANHA DA ÍNDIA)


Farias M.F.A.M.S1; Patriota L.L.S2; Procópio T.F2; Paiva P.M.G3; Santos N.D.L4; Napoleão T.H3
1Estudante do Curso de Biomedicina – UFPE,2Doutoranda em Bioquímica e Fisiologia; 3Docente do Departamento de Bioquímica da UFPE. 4Pesquisadora do Departamento de Bioquímica da UFPE.


Scientific Research and Reviews

A espécie Aesculus hippocastanum, popularmente conhecida como castanha da índia, é uma árvore grande, frondosa, com fruto em cápsula verde espiculada e sementes brancas com tegumento vermelho, sendo esta espécie adaptada a qualquer tipo de solo e clima. Sua composição química é diversa, contendo saponinas, flavonoides, taninos e outros elementos 1. Partes dessa planta são utilizadas para produção de fitoterápicos, dentre elas sementes, casca e folhas. Suas sementes possuem várias propriedades biológicas dentre elas ação anti-inflamatória, vasoprotetora, anti-exsudativa, antiedematosa, antioxidante, analgésica, e antiviral 2, 3.
As plantas possuem vários mecanismos de defesa contra fitopatógenos, sendo um deles a produção de proteínas de defesa, tais como a produção de inibidores de proteases. Esses inibidores podem inibir a atividade de enzimas essenciais ao patógeno provocando debilidade e/ou morte 4. Os inibidores de proteases apresentam ainda outras funções como: proteínas de reserva, agente regulador de proteases endógenas, bem como proteção de fluidos e tecidos da degradação pela atividade proteolítica 5.
Os inibidores de tripsina são proteínas que interagem específica e reversivelmente com essa enzima promovendo sua inibição por meio da competição com o substrato pelo sítio ativo da enzima ou por ligação a outro sítio causando alteração da conformação. Essas proteínas são encontradas em diferentes tecidos vegetais. Inibidores de tripsina de plantas têm sido descritos como agentes inseticidas, e antimicrobianos 6.
Dado o potencial dos inibidores de proteases e levando em consideração a eficiência dos fitoterápicos frente às terapias convencionais, muitos estudos têm colocado em perspectiva a análise do potencial biotecnológica dessas proteínas. O presente trabalho tem como objetivo identificar e purificar parcialmente o inibidor de tripsina proveniente de sementes da castanha da Índia, para posterior caracterização e avaliação de suas atividades biológicas.


Palavras-chave: PURIFICAÇÃO PARCIAL DE INIBIDOR DE TRIPSINA DE SEMENTES DE Aesculus hippocastanum (CASTANHA DA ÍNDIA)

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Farias M.F.A.M.S1; Patriota L.L.S; Procópio T.F; Paiva P.M.G; Santos N.D.L; Napoleão T.H. PURIFICAÇÃO PARCIAL DE INIBIDOR DE TRIPSINA DE SEMENTES DE Aesculus hippocastanum (CASTANHA DA ÍNDIA) .Scientific Research and Reviews, 2018, 5:52. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2852