Assistência De Enfermagem Ao Paciente No Período Perioperatório De Cirurgia Geral: Uma Revisão Integrativa.


Assistência De Enfermagem Ao Paciente No Período Perioperatório De Cirurgia Geral: Uma Revisão Integrativa.


Oliveira, J.V
Enfermeira graduada pela Universidade Salgado de Oliveira, Especialista em Enfermagem do Trabalho e Estudante de Pós-Graduação de Auditoria em Saúde-IDE


Scientific Research and Reviews

Em 1985 foi proposto um modelo assistencial denominado de Sistema de Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), com o propósito de promover a assistência integral, continuada, participativa, individualizada, documentada e avaliada, ou seja, a assistência de enfermagem é uma intervenção conjunta que promove a continuidade do cuidado, além de proporcionar a participação da família do paciente e possibilitar a avaliação da assistência prestada1.
A prática profissional do enfermeiro busca executar as atividades de forma humanística, contemplando as necessidades assistenciais e de gerenciamento, o que levou a enfermeira Wanda de Aguiar Horta, a partir do ano de 1979, iniciar com a Prescrição de Enfermagem, uma SAE designada para o Centro Cirúrgico (CC), denominada Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP). Neste contexto a evolução cirúrgica e novas descobertas de tecnologias ajudaram a enfermagem a avançar na assistência Perioperatória2.
Observou-se que o jejum é um procedimento que iniciou a partir das observações realizadas por Mendelson em 1946, que estabeleceram correlação entre a alimentação e aspiração pulmonar do conteúdo gástrico, importante salientar que o jejum no pré-operatório de líquidos e alimentos sólidos durante período de oito a doze horas, é frequentemente praticado, tendo por propósito assegurar o esvaziamento gástrico, evitando a broncoaspiração do paciente durante cirurgias3.
O hospital tem a finalidade social de promover a saúde da população por meio de serviços especializados, destinados a assegurar uma assistência completa, curativa e preventiva. Nesse contexto se destaca o centro cirúrgico (CC), setor que dispõe de um conjunto de elementos destinados às atividades cirúrgicas, cuja prioridade é prestar assistência de qualidade ao cliente. No entanto, a equipe de enfermagem junto com a equipe de saúde é responsável pelo cuidado perioperatório dispensado ao cliente nesse setor, desde a recepção no período pré-operatório, até a recuperação anestésica no pós-operatório4.


Palavras-chave: Endemias Parasitárias: Entender, Apreender E Assistir

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Oliveira, J.V. Assistência De Enfermagem Ao Paciente No Período Perioperatório De Cirurgia Geral: Uma Revisão Integrativa.Scientific Research and Reviews, 2018,6:54. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2854