Análise Da Função Motora Grossa Em Criança Com Paralisia Cerebral: Um Estudo De Caso


Análise Da Função Motora Grossa Em Criança Com Paralisia Cerebral: Um Estudo De Caso


Menezes L.S.D¹, Vasconcelos A.M², Silva A.M.R³, Melo G.A4, Martins M.L5, Aranha R.E.L.B6

1Estudante de Fisioterapia – UFPB; 2,3,4,5,6Mestranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento – UFPB


Scientific Research and Reviews

A Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio não progressivo que ocorre no período fetal no cérebro infantil, provoca desordens permanentes no desenvolvimento da postura e movimento1. Podendo ser classificada como Espástico (Unilateral ou Bilateral), Discinético (Distônico ou Coreoatetose) ou Atáxico1. Na avaliação funcional podem-se observar dificuldades dos movimentos no membro afetado, devido ao grau de espasticidade, diminuição da força, propriocepção, amplitude de movimento (ADM) e coordenação2.
Dos instrumentos utilizados para a avaliação destes indivíduos temos: a Medição da Função Motora Grossa (GMFM); o Sistema de Classificação das Habilidades Manuais (MACS); o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) 4,5,6.
A Terapia de Restrição e Indução do Movimento modificado (TRIMm) faz uso de contensão do membro superior não acometido durante três horas através de um protocolo do “Grupo Pirata” que associa essa técnica ao contexto lúdico e Treino Bimanual7. O protocolo convencional da TRIM é intensivo, obrigando o paciente a realizar suas AVD’s apenas com o membro afetado 90% do seu dia, em um período de duas a três semanas8. A “Terapia do Grupo Pirata” ajustou a técnica, pois as crianças com PC sentiriam dificuldades de adaptação à prática convencional9. O objetivo da pesquisa foi avaliar a influência da TRIMm, através de um protocolo do “Grupo Pirata” sobre a função motora e capacidade funcional de uma criança com PC.


Palavras-chave: Endemias Parasitárias: Entender, Apreender E Assistir

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Menezes L.S.D, Vasconcelos A.M, Silva A.M.R, Melo G.A, Martins M.L, Aranha R.E.L.B.Análise Da Função Motora Grossa Em Criança Com Paralisia Cerebral: Um Estudo De Caso. Scientific Research and Reviews, 2018, 6:55. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2855