Sistematização Da Assistência Ao Paciente Com Melanoma Em Couro Cabeludo


Sistematização Da Assistência Ao Paciente Com Melanoma Em Couro Cabeludo


Souza G.R.S.¹; Ferreira C.P.²; Santos C.R.N.³; Albuquerque L.A.4; Lira M.C.C.5; Goveia V.A.6

1,2,3,4Graduandas do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE;Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, 5Enfermeira, Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Ciências Farmacêuticas, 6Enfermeira, Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e Doutora em Inovação Terapêutica pela UFPE.


Scientific Research and Reviews

Introdução: O melanoma é um tumor maligno da pele originário dos melanócitos. Trata-se de um câncer agressivo, de crescimento rápido e com grande potencial de gerar metástases.  À microscopia, as células do melanoma são maiores que os melanócitos normais.  Objetivo:  Identificar os diagnósticos de Enfermagem presentes em um portador de melanoma. Métodos:  Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso clínico realizado no período de junho a julho de 2016. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de Exame físico e investigação de prontuário.  Resultados e Discussão:  E.R.L. 64 anos, sexo feminino, foi admitida em um hospital Universitário do Recife-PE para ressecção completa de Melanoma cutâneo invasivo de couro cabeludo. Ao exame físico, a paciente apresentava-se estável, em cuidados paliativos, em uso de sonda nasoenteral e traqueostomia, à ausculta cardíaca com presença de sopro em foco aórtico e pulmonar, com boa perfusão e sem edemas. Os diagnósticos de Enfermagem identificados foram: Padrão respiratório prejudicado evidenciado por saturação de oxigênio limítrofe; Deglutição e fala prejudicadas pelo uso do traqueóstomo e sonda nasoenteral; Deambulação prejudicada pela restrição ao leito; Risco para trombose devido à restrição ao leito. As condutas de Enfermagem prescritas de acordo com os respectivos diagnósticos listados foram: Monitorização da saturação de oxigênio; administração da dieta por sonda nasoenteral conforme prescrição; monitorização do dispositivo nasoenteral quanto à limpeza e fixação da sonda; administrar trombolítico conforme prescrição médica. A paciente encontra-se com metástase, além do diagnóstico atual, a paciente possui um histórico de Parada cardiorrespiratória após Edema Agudo de Pulmão, também é portadora de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Valvulopatia Aórtica e Pulmonar.  Conclusões:  Após realização das condutas multidisciplinares supracitadas, a paciente evolui internada, com infecção confirmada pela cultura de ponta de cateter central e permanece em uso de antimicrobiano, daptomicina.


Palavras-chave:  Enfermagem; Melanoma; Oncologia; Patologia

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Souza G.R.S.; Ferreira C.P.; Santos C.R.N.; Albuquerque L.A.; Lira M.C.C.; Goveia V.A.Sistematização Da Assistência Ao Paciente Com Melanoma Em Couro Cabeludo.Scientific Research and Reviews, 2019, 8:71. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2871