Atuação Da Fisioterapia Nas Artropatias De Pacientes Hemofílicos


Atuação Da Fisioterapia Nas Artropatias De Pacientes Hemofílicos


Figueirêdo M.P.G.¹; Farias H.M.M.²; Castanha A.L.C.³; Araújo F.F.4; Erminio M.F.C.5; Cabral R.M.6

1,2,3,4,5Estudante do Curso de Fisioterapia – ASCES/UNITA; 6Docente do departamento de Fisioterapia da Universidade – ASCES/UNITA.


Scientific Research and Reviews

Introdução: A Hemofilia é um distúrbio genético caracterizado por sangramento prolongado devido à diminuição ou ausência de um dos fatores de coagulação. A fisiopatologia corresponde a ausência do gene que modifica a capacidade do organismo para produzir fatores suficientes para gerar a coagulação. Nos tipos mais comuns de hemofilia estão ausentes o fator VIII ou fator IX. A Hemofilia A é uma deficiência do fator VIII. Cerca de 85% dos hemofílicos são portadores de Hemofilia A. Estima-se que 1 a cada 10.000 mil homens apresenta hemofilia. As hemartroses são comuns nos pacientes hemofílicos, resultado de microtraumas nas articulações, sendo a mais acometida a articulação do joelho, seguida pelas articulações de tornozelos, cotovelos e ombros. Objetivos: Descrever programa fisioterapêutico no tratamento dos hemofílicos; identificar quais modalidades fisioterapêuticas mais utilizadas na artropatia hemofílica; Apresentar o impacto da intervenção fisioterapêutica na qualidade de vida do hemofílico. Metodologia: O presente estudo é uma revisão bibliográfica de artigos disponibilizados nos bancos de dados online PeDRO, SciELO e LILACS, publicados no período de 2010 a 2017. Foram pesquisados 9 artigos na língua portuguesa, 1 na língua espanhola e 1 trabalho de conclusão, contendo como descritores de assunto principal: Hemofilia; Hemartrose; Fisioterapia. Resultados: De acordo com a pesquisa, a fisioterapia diminui o comprometimento articular dos hemofílicos, através da cinesioterapia, terapias manuais, crioterapia e a eletroanalgesia com a utilização do TENS e interferencial, além da utilização do ultrassom atérmico ou Laser na fase aguda para controle do derrame articular, que podem prevenir deformidades articulares e, consequentemente, manter a amplitude de movimento das articulações. Além de melhorar força e resistência muscular, coordenação e equilíbrio. Conclusão: Os artigos estudados apontam que a fisioterapia traz benefícios para os hemofílicos, relacionados à prevenção de deformidades e melhora na capacidade funcional.


Palavras-chave:  Fisioterapia; Hemartrose; Hemofilia

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Figueirêdo M.P.G.; Farias H.M.M.; Castanha A.L.C.; Araújo F.F.; Erminio M.F.C.; Cabral R.M.Atuação Da Fisioterapia Nas Artropatias De Pacientes Hemofílicos.Scientific Research and Reviews, 2019, 8:72. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2872