A Qualidade Da Assistência Com Enfoque Na Segurança Do Paciente Em Unidades De Terapia Intensiva


A Qualidade Da Assistência Com Enfoque Na Segurança Do Paciente Em Unidades De Terapia Intensiva


Santos C.R.N.¹;Albuquerque L.A.²;Alexandre J.N.V.³;Araújo T.S.4;Afonso R.K.M.5;Heimann C.6

¹,²Estudante da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE,³ Enfermeira Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Instituição de Desenvolvimento Educacional, 4Enfermeiro pela faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Servidor do HC/PE, 5Enfermeira pela faculdade Estácio do Recife, 6Enfermeira Doutora em Enfermagem pela USP. Professora da UFPE e Tenente da Força Aérea Brasileira.


Scientific Research and Reviews

Introdução: A importância do tema segurança do paciente se configura no fato de que a busca pela redução do risco de danos desnecessários associados com cuidado em saúde deve ser contínua. Tais danos, atualmente denominados de eventos adversos (EAs), são complicações ou lesões não intencionais decorrentes do cuidado prestado ao paciente, que podem ocasionar danos ou incapacidade, temporária ou permanente, prolongamento do tempo de internação e até mesmo a morte, não tendo correlação com a doença que determinou a internação (ZAMBON, 2011). Objetivo:Identificar as principais contribuições da literatura em saúde, na área da segurança do paciente, em Unidades de Terapia Intensiva, por meio das publicações de periódicos nacionais e internacionais. Metologogia: O trabalho foi embasado em uma revisão integrativa realizada nas bases de dados de saúde. A busca por publicações indexadas foi realizada nas seguintes bases de dados: Medical Literature and Retrivial Sistem on Line (MEDLINE), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi utilizado o método exploratório e descritivo. Resultado:Após a revisão da literatura verificou-se que o tema segurança do paciente nos últimos anos tornou-se cada vez mais importante para estudo. Segundo os artigos selecionados observa-se na literatura que os focos dos estudos tratam da prevenção e ações de controle, associados a uma busca ou maior compreensão de uma assistência à saúde de qualidade e a segurança do paciente. A segurança do paciente está intimamente relacionada aos processos e ao conhecimento que vem sendo construído ao longo dos anos acerca das estratégias de prevenção e cuidado na assistência a saúde. Conclusão: Conclui-se ainda que o tema não se desvincula da qualidade na assistência a saúde, uma vez que esta visa garantir um atendimento que produza efeitos positivos para os pacientes.


Palavras-chave:  Gerenciamento de Riscos; Segurança do Paciente; Unidade de Terapia Intensiva

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Santos C.R.N.; Albuquerque L.A.; Alexandre J.N.V.; Araújo T.S.; Afonso R.K.M.; Heimann C.A Qualidade Da Assistência Com Enfoque Na Segurança Do Paciente Em Unidades De Terapia Intensiva.Scientific Research and Reviews, 2019, 8:75. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2875