Óbitos Por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica:Um Estudo Retrospectivo No Estado De Pernambuco


Óbitos Por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica:Um Estudo Retrospectivo No Estado De Pernambuco


Santos C.R.N.¹; Souza K.A.²; Alexandre J.N.V.³; Araújo T.S.4; Afonso R.K.M.5; Heimann C.6
¹,²Estudante da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; ³Enfermeira Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Instituição de Desenvolvimento Educacional, 4Enfermeiro pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS . Servidor do HC/PE, 5Enfermeira pela Faculdade Estácio do Recife, 6Enfermeira Doutora em Enfermagem pela USP. Professora da UFPE e Tenente da Força Aérea Brasileira.


Scientific Research and Reviews

Introdução: Doenças respiratórias crônicas (DRC) são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as DRC mais comuns e representam um dos maiores problemas de saúde mundialmente. Centenas de milhões de pessoas de todas as idades sofrem dessas doenças e de alergias respiratórias em todos os países do mundo e mais de 500 milhões delas vivem em países em desenvolvimento (BRASIL, 2010). Objetivo: Identificar a taxa de óbitos por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Estado de Pernambuco, durante o período de 2003 a 2013. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo documental, descritivo e retrospectivo. Os dados foram coletados através do Sistema de Informações sobre Mortalidade, gerenciados pelo DATASUS. Resultados: Na análise dos dados verificou-se dentre as doenças crônicas das vias aéreas inferiores, a incidência de óbitos por DPOC no estado de Pernambuco é bastante prevalente, sendo muito incidente na cidade do Recife, em indivíduos do sexo masculino e com idade acima de 80 anos. A respeito do local de ocorrência do óbito, a maioria ocorreu no hospital. Conclusão: O presente estudo permitiu investigar a incidência de óbitos por DPOC, fazendo-se necessário incentivar a realização de pesquisas acerca das doenças relacionadas ao aparelho respiratório, principalmente a DPOC, por se tratar de uma doença que pode ser evitada, prevenida e com elevada taxa de morbidade e mortalidade.


Palavras-chave:  Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Epidemiologia; Mortalidade

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Santos C.R.N.; Souza K.A.; Alexandre J.N.V.; Araújo T.S.; Afonso R.K.M.; Heimann C.Óbitos Por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica:Um Estudo Retrospectivo No Estado De Pernambuco.Scientific Research and Reviews, 2019, 9:76. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2876