Papel Do Enfermeiro No Tratamento De Anemia Falciforme Enquanto Educador Dos Serviços De Saúde


Papel Do Enfermeiro No Tratamento De Anemia Falciforme Enquanto Educador Dos Serviços De Saúde


Amorim T.R.C.1; Lima T.M.2; Taveres G.C.C.3; Junior R.G.4; Campos J.V.5; Costa S.L.A.6
1Estudante do Curso de Enfermagem – FAINTVISA;. 2,3,5Estudantes do Curso de Enfermagem – FAINTVISA. 5 Enfermeira/Docente/Pesquisadora do Departamento da – FAINTVISA. 6Enfermeira/Docente/ Pesquisadora do Departamento da – FAINTVISA.


Scientific Research and Reviews

Introdução: A anemia Falciforme é uma doença gerada por alterações genéticas que confere ás hemácias um formato de foice. Trata-se, portanto, de uma doença crônica, incurável, embora tratável, e que geralmente traz alto grau de sofrimento aos seus portadores. Objetivo: Descrever à os cuidados de enfermagem frente a anemia falciforme. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizado no período de setembro de 2017 nas bases de dados SCIELO, LILACS BIBLIOTECA COCHRANE. Os descritores utilizados foram anemia falciforme e cuidados de enfermagem. Como filtros da pesquisa usou-se artigos publicados na íntegra no período de 2010 a 2016 em idioma português e inglês. Resultados e Discussão: Foram selecionados seis (6) artigos para análise, com leitura minuciosa foram excluídos dois (2) artigos por não contemplar os objetivos da pesquisa. Verificou-se nos quatros artigos da amostra que o papel do enfermeiro no tratamento da doença falciforme é fundamental, visto que a Sistematização da Assistência de Enfermagem contribui com o aumento da qualidade dos cuidados a esta clientela e das diversas complicações como alterações neurológicas, respiratórias, cardíacas, digestivas e renais. Os cuidados de enfermagem serão baseados na resolutividade gerada a partir dos diagnósticos de enfermagem traçados: Dor aguda evidenciada por expressão facial e relato verbal, proteção ineficaz relacionado o perfil sanguíneo anormal. Cabe ao profissional fornecer o cuidado ao paciente e familiares; educar o paciente sobre a doença e os membros da família para que haja apoio mais intenso no tratamento. Além disso, o enfermeiro precisará exercer seus cuidados de forma multidisciplinar e conhecer os protocolos de diretrizes de tratamento e os efeitos adversos. Conclusões: À partir desse trabalho foi possível verificar que por ser uma patologia que requer um acompanhamento do tratamento para prevenção dos agravos que a mesma apresenta, traz consigo desafios que devem ser superados através da implementação dos cuidados de enfermagem.


Palavras-chave:  Anemia Falciforme; Cuidados de Enfermagem; Doença da Hemoglobina S

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Amorim T.R.C.; Lima T.M.; Taveres G.C.C.; Junior R.G.; Campos J.V.; Costa S.L.A.Papel Do Enfermeiro No Tratamento De Anemia Falciforme Enquanto Educador Dos Serviços De Saúde.Scientific Research and Reviews, 2019, 9:77. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2877