Enfrentamento Das Pessoas Que Vivem Com HIV


Enfrentamento Das Pessoas Que Vivem Com HIV/AIDS


Leite K.S.G.S.1; Oliveira T.S.2; Almeida G.L.3; Santos A.N.4; Abrão F.M.S.5
1,2,3Mestrandas do Programa Associado de Pós-Graduação de Enfermagem da UPE/UEPB; 4Estudante da Pós-Graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatologia do Grupo CEFAPP, 5Docente do Programa Associado de Pós-Graduação de Enfermagem da UPE/UEPB.


Scientific Research and Reviews

Introdução: O enfrentamento é um conjunto de esforços, cognitivos e comportamentais, utilizados com a finalidade de resolver demandas internas ou externas, surgidas nas situações de estresse e que são analisadas como sobrecarga ou excedendo seus recursos pessoais. A Aids por ser uma doença crônica é importante que as pessoas infectadas desenvolvam estratégias para enfrentá-la. Objetivo: Descrever o enfrentamento das pessoas que vivem com HIV/Aids. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, do tipo descritivo. Foi realizado o levantamento das produções científicas nas bases de dados: LILICAS, MEDLINE, BDENF. Os descritores utilizados: enfrentamento, HIV, Aids. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra, no formato de artigo e publicados no período de 2012-2016. Para o desenvolvimento da discussão foi definido a seguinte pergunta norteadora: Como se encontra o enfrentamento das pessoas que vivem com HIV/Aids? Resultados: Com a aplicação dos descritores foram encontrados 1494 artigos, após a utilização dos filtros, ficaram 22 artigos, porém foram excluídos 13 artigos, por duplicidade e por não atenderem ao objetivo geral, ficando 9 artigos para o desenvolvimento da pesquisa. Discussão: Os artigos mostram que a relação da infecção pelo HIV e o meio social não é harmonioso, ainda existe sentimentos de preconceito e rejeição no meio social. As pessoas mostram-se fragilizadas, pois referem medo em vivenciar o preconceito e a discriminação por parte das pessoas, vergonha, solidão, tristeza e ansiedade. O enfrentamento da doença é desgastante, complexa e incessante; associam a doença a desvalorização moral e social. Conclusão: Ainda existe muitas dificuldades vivenciadas pelas pessoas com HIV/Aids, enfrentam o preconceito e a desvalorização moral e social. Contudo, a enfermagem pode estar contribuindo para um tratamento igualitário e humanizado, melhor qualidade de vida, livre de preconceitos. Promovendo discussões para se conhecer melhor a doença e as diversas formas de enfrentamento.


Palavras-chave:  Aids; Enfrentamento; HIV

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Leite K.S.G.S.; Oliveira T.S.; Almeida G.L.; Santos A.N.; Abrão F.M.S.Enfrentamento Das Pessoas Que Vivem Com HIV/AIDS.Scientific Research and Reviews, 2019, 9:81. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2881