Acupuntura Como Método Complementar Nas Reabilitações Fonoaudiológicas: Revisão Sistematica


Acupuntura Como Método Complementar Nas Reabilitações Fonoaudiológicas: Revisão Sistematica


Santos L.M.S.¹; Pereira M.E.M.²

¹Pós-Graduanda em Naturologia – Estratego; ²Docente/Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde do Centro Universitário de João Pessoa/UNIPE.


Scientific Research and Reviews

A Acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. Originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças¹.
No Brasil, a Acupuntura foi introduzida há cerca de 40 anos. Em 1988, por meio da Resolução Nº 5/88, da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (Ciplan), teve as suas normas fixadas no atendimento nos serviços públicos de saúde. Vários conselhos de profissões da saúde regulamentadas reconhecem a Acupuntura como especialidade em nosso país, e os cursos de formação encontram-se disponíveis em diversas Unidades Federais¹.
Observa-se que há uma forte tendência de manutenção do crescimento das consultas em acupuntura, o que vem contribuindo para o crescimento dos atendimentos em acupuntura no país é a existência de profissionais acupunturistas não-médicos².
Segundo a resolução nº272/2001 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, a acupuntura, quando corretamente utilizada, é considerada mais uma técnica terapêutica complementar a ser utilizada pelo fonoaudiólogo em sua prática clínica. Poderá utilizar em sua pratica desde que apresente ao Conselho Federal de Fonoaudiologia: Título, diploma ou certificado de conclusão de curso específico patrocinado por entidade de Acupuntura, de reconhecida idoneidade científica e educacional3.
Desta forma a prática milenar chinesa pode ser aplicada como complemento às terapias fonoaudiológicas. Quando utilizada adequadamente a combinação dessas duas atividades contribui com os resultados da intervenção fonoaudiológica podendo ser


Palavras-chave: Acupuntura Como Método Complementar Nas Reabilitações Fonoaudiológicas: Revisão Sistematica

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Santos L.M.S.; Pereira M.E.M.Acupuntura Como Método Complementar Nas Reabilitações.Fonoaudiológicas: Revisão Sistematica.Scientific Research and Reviews, 2019, 10:90. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2890