Caracterização Sócio Demográfica, Clínica, Terapêutica E Qualidade De Vida De Usuários Com Diabetes Mellitus


Caracterização Sócio Demográfica, Clínica, Terapêutica E Qualidade De Vida De Usuários Com Diabetes Mellitus


Silva L.L.S.B.¹; Gonzaga I.A.A.S.²; Santos E.K.M.³; Silva L.N.M.4; Santos E.C.B.5
Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Brasil; 2 ,3Enfermeiras pela Universidade Federal de Pernambuco. Brasil. 4Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, 5Doutora em Enfermagem pela USP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Brasil. Orientadora.


Scientific Research and Reviews

O Diabetes mellitus (DM) é uma doença que apresenta como característica principal a hiperglicemia, resultante de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas1.
Uma pesquisa aponta que há diferença no domínio do DM de acordo com o local de moradia: zona urbana ou zona rural. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a prevalência do DM é maior entre os residentes da zona urbana (3,99%) em relação àqueles da zona rural (2,97%)7. Em um estudo realizado na China, a menor prevalência de diabetes na zona rural está relacionada à subnotificação dessa doença, o que pode estar relacionado ao pouco conhecimento dessa população em relação às suas doenças e demais condições de saúde8.
Conforme a Organização Mundial de Saúde a qualidade de vida diz respeito: “a percepção do indivíduo em relação a sua vida num contexto cultural dentro do sistema em que ele está inserido e em relação a seus objetivos, suas expectativas, seus padrões e suas preocupações”11. Dessa forma, e levando em consideração as necessidades de cada região demográfica, o presente estudo objetivou realizar uma caracterização sócio demográfica, clínica e terapêutica, além de avaliar a qualidade de vida dos usuários do sistema único de saúde, com diabetes mellitus de uma unidade de saúde da família localizada na zona rural do município de Vitória de Santo Antão, PE.


Palavras-chave: Caracterização Sócio Demográfica, Clínica, Terapêutica E Qualidade De Vida De Usuários Com Diabetes Mellitus

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Silva L.L.S.B.; Gonzaga I.A.A.S.; Santos E.K.M.; Silva L.N.M.; Santos E.C.B. Caracterização Sócio Demográfica, Clínica, Terapêutica E Qualidade De Vida De Usuários Com Diabetes Mellitus.Scientific Research and Reviews, 2019, 10:93. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2893