Assistência De Enfermagem A Idoso Vítima De Fratura De Fêmur: Um Relato De Experiência


Assistência De Enfermagem A Idoso Vítima De Fratura De Fêmur: Um Relato De Experiência


Lima, S. M. A.1, Silva, E. M. M.2, Lima, S. M. A.3

1Enfermeira, Especialista em Traumato-Ortopedia pela Universidade Federal de Pernambuco, 2Enfermeira pela Faculdade São Miguel; 3Bióloga, Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco.


Scientific Research and Reviews

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define pessoa idosa como aquela de 60 anos de idade ou mais. Segundo a OMS houve um aumento considerável da população com mais de 60 anos de idade nas últimas décadas e de acordo com suas projeções esta é uma tendência que continuará durante os próximos anos, acredita-se que no ano de 2025 haja mais de 800 milhões de pessoas com idade superior a 65 anos em todo mundo. Dados da Organização das Nações Unidas direcionam que no ano de 2025 haverá 1100 bilhões de idosos e que no ano de 2050 em todo o mundo o número de idosos superará o número de crianças e adolescentes1.
Este fenômeno do envelhecimento ocorreu juntamente com o processo de transição epidemiológica, por volta da segunda metade do século XX, no qual o conjunto de causas de morte formado por doenças infecciosas, respiratórias e parasitárias começou a perder importância frente a outras doenças relacionadas como a degeneração do organismo por meio do envelhecimento e por causas externas2. A diminuição da mortalidade por doenças infecto contagiosas e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, deve-se ao aumento da renda, da escolaridade e da proporção de domicílios com saneamento adequado, além de programas de transferência de renda3.
Na sociedade moderna a pirâmide populacional também é típica de uma população envelhecida, com a redução da participação relativa de crianças/jovens e o aumento proporcional de adultos e idosos4. Entretanto, este crescimento demográfico da população idosa se deu de forma acelerada, acarretando importantes implicações para os indivíduos, famílias e sociedade sendo a principal preocupação a associação entre envelhecimento e dependência2.


Palavras-chave: Assistência De Enfermagem A Idoso Vítima De Fratura De Fêmur: Um Relato De Experiência

Free Full-text PDF


How to cite this article:
Lima, S. M. A., Silva, E. M. M., Lima, S. M. A.Assistência De Enfermagem A Idoso Vítima De Fratura De Fêmur: Um Relato De Experiência.Scientific Research and Reviews, 2019, 10:97. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2897