Research Article of Scientific Research and Reviews
Uso Do Tipi No Tratamento De Doenças Crônicasem Uma Comunidade Local Do Interior Do Ceará
Soares, C. L.R. 1,2; Neto, P.P.M 2; Silva, M. R. P. 3; Lucena, C. C.O. 4; Pereira, P.S. 5; Silva, T.G. 6
1Estudante Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba- UFPB; 2Estudante de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.3Estudante de Graduação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE; 4Estudante de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE; 5Estudante de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE; 6Docente/ Pesquisadora do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis constituem a maior causa de morte nos países desenvolvidos. As utilizações de plantas em estudos etnofarmacológicos têm sido realizadas com o intuito de encontrar compostos biologicamente ativos para o desenvolvimento de novos agentes farmacológicos que minimizem os efeitos tóxicos causados por parte dos medicamentos disponíveis. A Petiveria alliacea L., uma espécie família de Phitolacaceae, é comumente utilizada pela medicina popular na terapia de várias desordens, dentre elas, as crônicas. Objetivo: Este trabalho objetivou a realização de um estudo etnobotânico sobre P. alliacea na Comunidade Milagres-CE, relacionando os métodos de preparação e as indicações no tratamento de desordens crônicas por comunidades tradicionais. Metodologia: O período de pesquisa foi de fevereiro a abril de 2016, onde foi aplicado um questionário em uma amostra de 30 residentes aleatórios da região. Resultados: As partes mais utilizadas pelos entrevistados são as folhas, vegetal inteiro, a raiz associada à folha e apenas a raiz. Quanto às indicações terapêuticas, 50%relataram utilizar a planta no tratamento de reumatismo, 30% no tratamento de artrite e 20% no tratamento de doenças não-crônicas. Conclusão: Os resultados deste estudo fornecem base para o uso da P. alliacea na medicina popular no tratamento de doenças crônicas.
Palavras-chave: Os resultados deste estudo fornecem base para o uso da P. alliacea na medicina popular no tratamento de doenças crônicas.
How to cite this article:
Soares, C. L. R. 1,; Neto, P. P. M ; Silva, M. R. P.; Lucena, C. C. O. ; Pereira, P. S.; Silva, T. G. Uso Do Tipi No Tratamento De Doenças Crônicasem Uma Comunidade Local Do Interior Do Ceará. Scientific Research and Reviews, 2018, 1:7. DOI: 10.28933/srr-2018-06-2807